$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

$type=slider$meta=0$snip=0$rm=0

Nova forma de carbono põe fim a mistério de 50 anos na química

Imagem de: Nova forma de carbono põe fim a mistério de 50 anos na química

Avatar do autor


Um anel de carbono com apenas 18 átomos é a resposta para um mistério da química que durava meio século. A resposta veio através da pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e pela IBM, que deu aos pesquisadores uma visão sem precedentes dessa forma controversa de carbono.
Para conseguir a imagem, obtida a partir de um punhado de sal comum, foi usada microscopia de força atômica (uma varredura da superfície de uma amostra para obter uma imagem com resolução atômica). Cientistas sempre especularam sobre as propriedades desse anel, mas só conseguiram produzi-lo usando um gás, sem estudá-lo a fundo.
Segundo Przemyslaw Gawel, um dos autores do estudo e pesquisador de Oxford, “a estrutura dessas moléculas foi objeto de debate nos últimos 50 anos. Esta é a primeira vez em que podemos ver uma imagem de como ela se organiza”.
O carbono pode ser encontrado como diamantes, grafite e grafeno. Os cientistas estavam à caça de uma variedade chamada ciclocarbono, composta de anéis com 18 átomos de carbono, cada, na esperança de descobrir como seus átomos se ligam entre si.

A nova molécula, com 18 átomos de carbono, em imagem feita por microscopia de força atômica (Fonte: IBM/Reprodução)

Molécula cheia de andaimes

Em um primeiro momento, foi criado um precursor da substância, com os anéis de carbono ligados a moléculas extras para adicionar suporte – sem elas, toda a estrutura desmoronaria e o ciclocarbono naturalmente se rearrumaria em uma forma de carbono comum.
A equipe de Oxford, então, enviou as moléculas cheias de “andaimes” para a IBM, cujos pesquisadores usaram microscopia de força atômica – que, além de vasculhar a superfície da molécula, aplica pulsos de voltagem para alterar sua estrutura.
Contra todas as expectativas, os pesquisadores conseguiram criar o anel e resolver o mistério. Segundo um dos autores do estudo, o cientista da IBM Leo Gross, o ciclocarbono poderá ser útil no segmento da computação e de alta tecnologia, já que a substância é, como o grafeno, extremamente eficiente em termos energéticos.

Fontes

COMENTÁRIOS

TODAS AS POSTAGENS$type=two$count=10$page=true$va=0

Nome

ANDROID,3,APPS,3,dicas,3,Notícias,6,TUTORIASIS,3,
ltr
item
CARLOS TUTORIAIS: Nova forma de carbono põe fim a mistério de 50 anos na química
Nova forma de carbono põe fim a mistério de 50 anos na química
https://img.ibxk.com.br/2019/08/15/15185617729172.jpg?w=1120&h=420&mode=crop&scale=both
CARLOS TUTORIAIS
https://www.carlostutoriais.com/2019/08/nova-forma-de-carbono-poe-fim-misterio.html
https://www.carlostutoriais.com/
https://www.carlostutoriais.com/
https://www.carlostutoriais.com/2019/08/nova-forma-de-carbono-poe-fim-misterio.html
true
7874820201845156351
UTF-8
Carregando todos os Posts Nenhum post foi encontrado VER TUDO Ver mais... Resposta Cancelar resposta Delete De Home PAGES POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Nenhum resultado para a sua pesquisa Voltar para home domingo Segunda-feira terça Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira sábado dom seg ter qua qui sex sab janeiro fevereiro março abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro Jan Feb Mar Apr maio Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar